quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ser diferente

A nossa sociedade tende a, cada vez mais, excluir aqueles que são considerados de "diferentes". Diferentes porque não se deslocam com a facilidade dos ditos "normais"...diferentes porque não comunicam da mesma forma que os outros seres humanos...diferentes porque simplesmente estão no padrão "normal" da sociedade.
Trabalhar com crianças "diferentes" é uma enorme lição de vida...são eles que nos mostram o quanto são normais as suas vidas...com limitações físicas ou mesmo de socialização porque a própria sociedade assim o impõe. Maior lição ainda se tornam para as crianças com quem convivem...e é tão bom ver o R., por exemplo, na sua cadeira de rodas a jogar futebol com as outras crianças...ou a chegar todo orgulhoso porque o seu trabalho de matemática foi mostrado como exemplo na sua turma. Ou ver a nossa J. toda contente no mundo da música e da dança. Vergonha não é com ela mesmo. Ou ver o A. e o D., os manos mais populares de Odivelas e redondezas...são estes pequenos gestos que os tornam realmente diferentes...só que aqui este diferente significa serem seres humanos muito especiais.




1 comentário: